Está pensando em se mudar para Portugal? Nada melhor do que organizar e planejar essa mudança de vida.
Então vamos ajudá-lo com uma das coisas mais importantes: um planejamento financeiro.
Nós esperamos que essas dicas facilitem sua vida, para que dessa forma seja viável alcançar, ou melhor, superar seus objetivos e metas. No entanto, lembre-se que os valores citados são apenas referências, podendo variar conforme condições financeira e estilo de vida.
Pesquisas
A primeira coisa que deve fazer é pesquisar, mas quando digo isso, é de fato para investigar os custos que você terá, tanto no início, quanto mensalmente, para se manter no novo destino escolhido como sua casa. Como Portugal está na moda, os valores alteram frequentemente. Colocar item por item o que provavelmente você gastará com a mudança e, para viver em Portugal, facilitará o seu plano financeiro.
Existem inúmeras variáveis, que com uma boa pesquisa você vai descobrir.
Por exemplo, o custo de aluguel quarto/apartamento pode variar de acordo com:
É mobiliado?
É próximo ao metro?
Fica no centro da cidade?
Tem supermercado e/ou comércio próximo?
Está remodelado (reformado)?
Quanto terei que dar de caução e/ou adiantamento de renda?
O contrato é registrado nas finanças? Emitem fatura?
Entre outras.
Somente como curiosidade, o meu quarto para uma pessoa, se fosse casal o valor seria diferente, que arrendei no início de 2018, tem um valor de renda de 350 euros, num apartamento mobiliado, que eu compartilho com mais 4 pessoas, próximo à uma estação de metrô, não está remodelado, porém tem condições razoáveis. Os preços dos quartos no apartamento em que eu vivo variam entre 320 a 360 euros, dependendo do tamanho e das condições do quarto, tendo sido exigido para o arrendamento: um adiantamento de renda e uma caução. Ou seja, inicialmente tive que despender 700 euros. Neste valor não estão incluídas despesas como luz, internet, gás e água, as quais são pagas a parte.
Portanto, pesquise quanto deverá disponibilizado para cada item da sua mudança.
O que é um plano financeiro?
É o retrato fidedigno do planejamento financeiro pessoal, reflete em números o que deve ser feito para alcançar os objetivos/metas. Quando falamos de um plano financeiro para viabilizar sua mudança de país, isso deve ser feito com a devida cautela, com o máximo de precisão possível.
O que é um planejamento financeiro?
Planejamento financeiro é a organização das finanças pessoais para a criação de almofadas financeiras para amortecer suas necessidades individuais e fomentar a utilização de uma ferramenta poderosa para alcançar seus objetivos, metas e realizar seus sonhos em curto, médio e longo prazo.
Ou seja, se seu objetivo é mudar para Portugal, o planejamento financeiro vai te auxiliar a obter uma estratégia para alteração de comportamento e, consequentemente, tomada de decisões. Baseada na utilização de ferramentas de controle, empregando uma inteligência capaz de facilitar a realização dos objetivos levando em consideração o perfil e característica pessoal de cada um.
O que sustenta o planeamento financeiro é a sua disciplina, característica fundamental para que seja possível alcançar o sucesso. O zelo por ações objetivas em prol dos objetivos vai ser determinante para o êxito desse planejamento financeiro.
Se afastar de padrões de comportamentos que não são seus, facilitará o alcance daquilo que foi determinado por você. De nada adianta um planejamento que não seja seguido. Por exemplo, se seu objetivo é mudar para Portugal tenha sempre isso em mente quando for gastar dinheiro que não seja para coisas fundamentais, afinal isso te distanciará cada vez mais de alcançá-lo.
E conforme são alcançados marcos importantes a curto prazo e gerando a satisfação pessoal, isso servirá de combustível para continuar seguindo o planejamento e atingir os de médio e longo prazo.
Tudo começa com um bom diagnóstico da sua situação atual. Nessa avaliação, é preciso incluir todos os gastos, o mais detalhado possível. Depois, é hora de traçar as principais metas que você tem em mente para os próximos passos, separando por curto, médio e longo prazo.
Com esses dois cenários em mãos, o atual e o futuro, você tem uma base para começar a se planejar. É o momento de descobrir os melhores caminhos para chegar de fato ao futuro que você almeja.
Decidido que seu objetivo é mudar para Portugal, todas as suas ações devem ser pensadas em função disso, porque caso você não priorize seu objetivo ficará cada vez mais distante realiza-lo.
Quando usar o planeamento financeiro?
Não importa sua idade, quanto antes você começar a esboçar o seu planejamento financeiro, mais fácil será alcançar os seus objetivos. Caso ainda não tenha, reserve algumas horas do seu dia para anotar as suas primeiras ideias. Se você não delinear um planejamento conscientemente e tomar as atitudes para torná-lo realidade, seguirá um caminho que pode não levá-lo para onde você espera.
A vida está sempre em movimento, e você está sempre em direção a algum destino, financeiro e pessoal. Será que esse é o rumo certo?
Para descobrir, não tem jeito: você precisa traçar um planejamento financeiro adequado, que contemple a sua situação atual, as suas possibilidades e os seus objetivos.
Planeamento financeiro é um processo contínuo?
Sim, talvez esse seja o grande insight: as circunstâncias da vida, aspirações e sonhos mudarão com o passar do tempo, portanto sempre deverá adequá-los as suas novas necessidades, permitindo as mudanças e revendo seu planejamento.
6 passos para seu planejamento financeiro para viver em Portugal
Aqui estão os passos a seguir para garantir que o seu planejamento financeiro.
-
1. SAIBA EXATAMENTE QUANTO VOCÊ TÊM E QUANTO VOCÊ VAI GASTAR
Parece meio óbvio, mas nem todo mundo sabe exatamente quanto tem e quanto vai gastar. Então, se você já sabe, está bem encaminhado.
Se ainda não sabe, por favor, não se preocupe, basta que faça as contas e calcule os gastos mensais que provavelmente terá. Isso inclui registrar os valores exatos com custos fixos, respectivamente: arrendamento (aluguel), telemóvel (celular), transporte, comida, lazer (por exemplo, cafés e academia), estes custos são alocados na conta DAD (dia-a-dia) e variáveis, passagem aérea, mobília de casa entre outros. -
2. SAIBA SEUS OBJETIVOS/METAS
Aqui deve-se ter em conta que quando se trata de estabelecer objetivos eles devem ser bem definidos. Por exemplo: não me venha com aquela resolução: “quero mudar para Portugal e não sei quanto tempo vou ficar”. Sua resolução deve ser específica: “quero mudar para Portugal e pretendo ficar 6 meses sem trabalhar, por isso devo ter o valor correspondente a este período para viver tranquilamente”.
-
3. FAÇA SEU PLANO
Tendo diagnosticado o custo de vida em Portugal e quando você pretende fazer a mudança, devemos encaixá-los corretamente no seu orçamento. Por exemplo, meu custo total, com custos fixos e variáveis, para mudar para Portugal é aproximadamente 7.000 euros, quanto tempo vou levar para economizar este valor, para que seja possível executar meu plano?
-
4. CASO MUDE O SEU ORÇAMENTO, ATUALIZE O TEU PLANO FINANCEIRO
Durante o planejamento, o seu orçamento pode mudar ou os custos da viagem podem alterar. Pode ser que você seja promovido; receba um bônus; ganhe na loteria ou perca o emprego, em qualquer hipótese não se esqueça de adaptar ou atualizar o seu plano com as suas novas condições e adicionar o tempo correspondente.
-
5. REVEJA AS SUAS NECESSIDADES DE SEGURO
Para proteger seu planejamento financeiro, e consequentemente sua viagem, precisa de alguma garantia de que pode resistir ao inesperado, por isso, verificar as melhores possibilidades do mercado e verificar todos os produtos é sempre a melhor opção, tem que ter em conta que trabalhar com uma seguradora poderá não protegê-lo da melhor forma, tendo a possibilidade de obter com várias seguradoras, o custo-benefício mais adequado.
-
6. DESFRUTE SUA VIAGEM
Um planeamento financeiro adequado é a ferramenta que lhe permite alcançar aquilo que mais deseja no futuro, mas também dá liberdade para aproveitar seu dinheiro hoje.
Então faça isso, lembre-se que quando priorizar algum gasto desnecessário, deixará de priorizar algo de sua lista de prioridades, por exemplo, sua mudança para Portugal